A bioimpedância inbody se tornou essencial para quem busca compreender sua composição corporal - seja para prosseguir com tratamentos contra alguma doença ou para fins estéticos.
O principal objetivo da bioimpedância inbody é fornecer uma análise precisa da composição corporal do paciente. O exame é feito em uma espécie de balança que, além do peso total, fornece informações como percentual de gordura e idade corporal.
Para chegar ao resultado, a balança de bioimpedância inbody utiliza pequenos sensores. Esses dispositivos transmitem uma corrente elétrica de baixa intensidade que percorre todo o corpo do paciente, o que permite medir a resistência dos diferentes tecidos corporais.
Pense que, enquanto o tecido muscular é mais hidratado, a gordura é extremamente densa. Assim, a corrente passa com mais facilidade pelos músculos, enquanto enfrenta maior resistência na massa gorda. É essa medida de fricção que gera o resultado final do exame.
Os resultados obtidos através da bioimpedância inbody são utilizados para diversas áreas da saúde. Não é por acaso que diferentes perfis buscam o exame, como pessoas que estão à procura de um emagrecimento saudável, atletas e até portadores de doenças crônicas.
Mas no geral, o exame possui alguns objetivos em comum. Destacam-se entre eles:
A bioimpedância inbody é simples e não invasiva. Basta subir na plataforma e segurar os eletrodos com as mãos. A corrente elétrica que percorre o corpo do paciente é de intensidade tão baixa que não é possível senti-la. Em poucos minutos, o exame é concluído e os resultados são apresentados em um relatório detalhado.
Para realizar o exame, o paciente deve seguir algumas orientações básicas, como vestir roupas leves, evitar a ingestão de alimentos pelo menos duas horas antes e garantir a hidratação adequada - cerca de dois copos de água até 30 minutos antes. Por se tratar de uma corrente elétrica, pessoas com piercings, pinos ou placas metálicas podem ter os resultados comprometidos. Por isso, consulte o médico antes de agendar.
A interpretação dos resultados é uma etapa que deve ser realizada por um especialista. Com base nos dados obtidos, o profissional de saúde pode traçar estratégias personalizadas, ajustando dietas, rotinas de exercícios e outras intervenções necessárias para melhorar a composição corporal e a saúde do paciente.
💡 Confira nosso guia e tire todas as suas dúvidas sobre Saúde Integrativa!
A bioimpedância inbody é um procedimento simples, eficaz e extremamente informativo.
Coloque-se em primeiro lugar. Independentemente do seu objetivo corporal, saúde e bem-estar precisam ser sua prioridade. Com a bioimpedância inbody, você conquista autoconhecimento e consegue traçar estratégias eficazes junto ao seu médico.