Skip to content
Lybe Clinic

O que é modulação hormonal e qual sua importância após os 40 anos?

Lybe Clinic: mulher se alongando demonstrando um aspecto saudável devido à modulação hormonal

A chegada aos 40 anos pode ser um verdadeiro marco na vida de muitas mulheres. Essa linda fase traz também mudanças importantes. Isso faz parte do processo natural e é comum notar transformações no corpo - seja em aspectos físicos, como também no bem-estar. 

A chegada dos 40 anos não precisa ser temida, pois existem soluções, como a modulação hormonal, que podem ajudar a lidar com todas as transformações de forma muito mais tranquila. 

 

O que acontece com o corpo +40?

Durante o período de pré-menopausa, também chamado de perimenopausa, o corpo feminino passa por mudanças hormonais importantes. Este estágio, que pode começar por volta dos 35 anos, tem como característica as flutuações nos níveis de estrogênio e progesterona, trazendo uma variedade de sintomas que impactam tanto o bem-estar físico quanto emocional.

Quando o assunto é a aparência, é comum notar impactos visíveis. A pele pode se tornar mais seca e perder elasticidade, resultando em linhas finas e rugas mais aparentes. Algumas mulheres também percebem uma mudança na distribuição da gordura corporal, especialmente com um aumento na área abdominal. Além disso, o cabelo pode se tornar mais fino e quebradiço, e as unhas podem enfraquecer.

Os sintomas incluem ainda ondas de calor, suores noturnos, insônia, alterações de humor e irregularidades menstruais. Esses sinais podem ser desconfortáveis, mas são parte natural desse período e variam de pessoa para pessoa. Para minimizar esses sintomas, adotar uma dieta equilibrada, manter a hidratação e seguir uma rotina de cuidados com a pele podem ajudar a minimizar esses efeitos. 

 

A modulação hormonal para mulheres +40

A boa notícia é que existem soluções que ajudam a lidar com os sintomas da perimenopausa, como a modulação hormonal. Essa abordagem busca ajustar os níveis hormonais do corpo, promovendo um equilíbrio que proporcione mais saúde e o bem-estar, especialmente em mulheres com mais de 40 anos. 

Os impactos da modulação hormonal podem melhorar os sintomas típicos da menopausa, como a qualidade do sono, estabilização do humor, aumento da energia e uma maior sensação de bem-estar como um todo. Além disso, o tratamento contribui para a saúde e aparência da pele, ajudando a manter a elasticidade e hidratação, e também para a questão óssea, prevenindo a osteoporose.

Uma solução como essa, é claro, deve ser acompanhada por um profissional especializado, que vai realizar avaliações regulares para ajustar o tratamento, garantindo que os benefícios sejam potencializados conforme as necessidades individuais de cada mulher.

 

Modulação hormonal é diferente de reposição?

Sim, é diferente. Ambas as terapias, modulação e reposição hormonal na menopausa, têm seus benefícios, mas é um especialista quem deve determinar qual é a mais adequada para cada mulher.

A reposição hormonal tem efeito corretivo e visa repor hormônios que o corpo não produz mais naturalmente. É indicada para pessoas com glândulas que não produzem hormônios de forma adequada, como a menopausa e andropausa.

Já a modulação hormonal tem objetivo preventivo e visa equilibrar os níveis hormonais e melhorar a saúde em geral. Inclui mudanças no estilo de vida, como a alimentação, o sono e a prática de exercícios.

💡 Confira nosso guia e tire todas as suas dúvidas sobre Saúde Integrativa!

 

Seja reposição ou modulação hormonal, busque seu bem-estar!

Viver com saúde e bem-estar é possível em qualquer fase da vida. A cada etapa, seu corpo merece atenção e cuidado, e isso inclui entender de forma consciente as mudanças que acontecem ao longo dos anos. Não importa a idade, existem formas de manter a vitalidade e aproveitar ao máximo o que a vida oferece. 

Por isso é importante pesquisar e entender mais sobre os tratamentos que podem ajudar a equilibrar seu corpo e mente, proporcionando mais energia, disposição e qualidade de vida. Se você estiver interessada em modulação hormonal, reposição hormonal ou outros tratamentos, é importante buscar informações e, claro, o acompanhamento de profissionais especializados que podem orientar o que é mais adequado para o seu caso.