4 dicas de nutrição esportiva para elevar a performance
Cada escolha diária, desde o que você come até como dorme, impacta diretamente no seu desempenho durante a preparação e os eventos.
É por isso que entender sobre nutrição esportiva é um caminho indispensável para alinhar seu estilo de vida à sua atividade física. Com autonomia alimentar no dia a dia e um acompanhamento médico periódico, seus resultados podem te surpreender. Vamos às melhores dicas?
Importância da nutrição esportiva
A prática esportiva de alta performance exige um nível de dedicação e esforço. É por isso que uma nutrição adequada é tão importante, afinal, é ela quem fornece a energia necessária, promove a recuperação muscular, fortalece o sistema imunológico e melhora a concentração mental.
Lembre-se: o exercício físico é um processo em que o músculo recebe um estresse e precisa se recuperar. Os responsáveis para que a recomposição aconteça e o praticante possua energia para retornar às atividades são os nutrientes alimentares. A nível atlético, o equilíbrio desses nutrientes deve ser extremamente eficaz, caso contrário, não há força, nem explosão e muito menos superação da fadiga.
4 dicas para sua nutrição esportiva
Sabendo que é indispensável fornecer ao corpo o que ele precisa, todo atleta precisa ter em mente suas necessidades e como supri-las. Além disso, os esportistas devem se atentar a algumas especificidades provenientes de suas atividades, como alimentos que protegem os ossos e ajudam na manutenção de massa magra.
Pensando nisso, separamos 4 dicas de nutrição esportiva que são fáceis de incorporar no dia a dia:
- Balanço de macronutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras são essenciais para a performance, e devem ser ingeridos nas quantidades adequadas para o peso corporal do atleta, pois são a base de uma boa construção muscular. Não negligencie nenhum macro!
- Hidratação na medida certa: a OMS recomenda, por padrão, a ingestão de 35ml de água por 1kg corporal. No entanto, em dias de alta performance, calor e maior probabilidade de suor, muito cuidado, pois toda a água perdida deve ser reposta.
- Ingestão de alimentos ricos em antioxidantes: frutas e vegetais coloridos ajudam a combater o estresse oxidativo causado pelo exercício intenso, promovendo uma recuperação mais rápida. Além disso, são as principais fontes de micronutrientes, como vitaminas e minerais.
- Suplementação adequada: whey protein, BCAAs, creatina e multivitamínicos podem ser úteis, mas devem ser usados conforme orientação. Os suplementos servem apenas para completar algo que está em déficit. Portanto, caso você tenha necessidade, ela será avaliada por um médico ou nutricionista.
Como deve ser o acompanhamento médico na nutrição esportiva?
O acompanhamento médico para atletas deve ser integrativo, abordando mais do que apenas a alimentação. Os atletas dependem do funcionamento total de seus corpos, o que inclui a saúde hormonal, a qualidade do sono e saúde mental.
Nesse sentido, é fundamental procurar uma clínica que reúna nutricionistas, nutrólogos, endocrinologistas, entre outros profissionais que possam colaborar para um tratamento integrativo. Além disso, os especialistas levam em conta os exames laboratoriais, composição corporal, reposição hormonal e estilo de vida para criar protocolos personalizados.
💡 Confira nosso guia e tire todas as suas dúvidas sobre Saúde Integrativa!
Eleve sua performance com saúde!
Bons hábitos alimentares e um acompanhamento médico integral são pilares essenciais para qualquer atleta que deseja alcançar o auge de sua performance. Investir em uma nutrição esportiva adequada e buscar profissionais qualificados pode fazer toda a diferença no seu desempenho.
E então, quer transformar sua performance e conquistar novos pódios? Comece agora a se aprofundar nos tratamentos direcionados para atletas de alto rendimento. Seu corpo e sua carreira agradecem!